Acontecimento

                   Pesquisas apontam mudanças na religiosidade dos brasileiros
  • Aumenta a migração entre as diversas religiões
  • O Islã ganha adeptos 
  • Cresce o número de evangélicos que não frequentam nenhuma igreja.
                                POR QUE  RELIGIÃO?

         Quatro em cada cinco habitantes deste planeta acreditam em algo ou  alguém superior ao homem. Apenas um não crê. Dos que acreditam, a grande maioria afirma ter uma religião. Os que acreditam em Deus, mas declaram  nãopertencer a grupo religioso nenhum, são minoria. Dentre os que acreditam 92% se  dclaram adeptos ou  simpatizantes de alguma religião.

          Acontece,porém, que essa grande  porcentagem que acreditam em Deus e se  declaram membros ou simpatizantes de  determinada Igreja raramente pratica a religião,raramente a conhecem em profundidade e raramente frequentam ou participam dos cultos.

           São como torcedores de futebol que, nas suas confortáveis poltronas, até chegam a sofrer pelo seu time preferido, mas não se misturam aos outros torcedores, não vão aos estádios e nem mesmo aceitam ser sócio do clube.No fundo, porém, a razão é uma só: não se sentem bem no meio dos outros.Acham melhor ficar em casa porque não lhes dá alegria nem prazer ficar uma hora por domingo na igreja.

             A pergunta,porém, continua. Por que religião? ou para que serve a religião? A religião existe porque milhares de indivíduos decidiram crer, praticar, testemunhar e anunciar juntos a mesma verdade.

              Para que haja religião, é preciso existir uma verdade ou muitas verdades assumidas em comum, a idéia de religião pressupõe muitas pessoas juntas fazendo mais ou menos as mesmas  coisas, buscando ou anunciando juntas as verdades que já conhecem. Em resumo, as pessoas tem uma religião porque precisam de companhia , inclusive para crer.

               Sabemos que dançar junto é melhor do que sozinho, fazer festa junto é melhor do que fazê-la só para dois ou três, almoçar  em grupo é melhor do que sozinho. A mesma coisa acontece com a fé: é melhor crer em grupo. Os times e clubes de futebol tem falhas, os grupos de teatro e dança também. Todos os grupos humanos têm falhas, mas a vale a pena mantê-los.Acontece o mesmo com as igrejas. O homem que admite que preisam de companheiros para jogar brincar , estudar e trabalhar . Se admite, então pode e deve participar de uma religião. E não será ele quem tem a religião . Será a religião que o terá em suas fileiras. É bem aí que começa a diferença entre torcer ou simpatizar por uma religião e viver uma religião. Não somos chamados a torcer por uma religião. Somos chamados a viver e testemunhar nossa religião.