Imagens

       





               A imagem acima apresenta  o Partenón, em Atenas, monumento que se tornou símbolo da civilização grega antiga e , em grande  medida, berço dos valores da sociedade ocidental. A função desse edifício nas estruturas políticas e sociais do século IV a.C.

               O Partenon foi construído para substituir um antigo templo destruído por uma invasão dos persas em 480 a.C.. Como muitos templos gregos, servia como tesouraria, onde se guardavam as reservas de moeda e metais preciosos da cidade e também da Liga de Delos, que se tornaria mais tarde o império ateniense. No século VI foi convertido numa igreja cristã dedicada à Virgem Maria e depois da conquista turca foi transformada numa mesquita.

               O nome Partenon dizem derivar da monumental estátua de Atena Partenos abrigada no salão leste da construção. Foi esculpida em marfim e ouro por Fídias e seu epíteto parthenos (em grego παρθένος, "virgem") refere-se ao estado virginal e solteiro da deusa.

                      As parcas fiando o destino de Maria de Medici, de Rubens,1622-25.Nos relatos míticos gregos,as Moiras(  Parcas para os romanos) tecem e cortam o fio do destino humano.

           As Moiras, divindades da mitologia grega, são três irmãs que dirigem o movimento das esferas celestes,a harmonia do mundo e a sorte dos mortais. Elas presidem o destino e dividem entre si as diversas funções: Cloto, que significa "fiar" , tece os fios do destino humano; Láquesis, que significa "sorte", põe o fio no fuso; Átropos, que seja, "inflexível", corta impiedosamente o fio que mede a vida de cada mortal.
           Está implícita  nesse mito a ideia de que a ação humana  se acha ligado aos desígnios divinos.



                                                                                

O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, deve seu nome à expressão latina Colosseum (ou Coliseus, no latim tardio), devido à estátua colossal de Nero, que ficava perto a edificação. 

Localizado no centro de Roma,.o Coliseu se destaca pelo seu volume e relevo arquitectónico. Originalmente capaz de albergar perto de 50 000 pessoas[1], e com 48 metros de altura, era usado para variados espetáculos. Foi construído a leste do Fórum Romano e demorou entre oito a dez anos a ser construído.
O Coliseu foi utilizado durante aproximadamente 500 anos, tendo sido o último registro efetuado no século VI da nossa era, bastante depois da queda de Roma em 476. O edifício deixou de ser usado para entretenimento no começo da Idade Média, mas foi mais tarde usado como habitação, oficina, forte, pedreira, sede de ordens religiosas e templo cristão.




       A imagem ao lado é um fragmento do teto da Capela Sistina, pintada por Michelângelo, entre 1508 e 1512. Esse pintor, juntamente com outros artistas e pensadores faz parte de um período a que a história chamou humanismo.O homem passou a ocupar os centros das atenções,movimento conhecido como antropocentrismo, negando-se a Deus e a religião.